Pergunta Plenário: Pobreza e exclusão social: um combate necessário
Pergunta Plenário: ASSEMBLEIA (exercício de simulação I)
Pergunta Plenário: Jantar-Conferência com o Dr. Alexandre Relvas
Pergunta a ...
Dr. Pedro Rodrigues
É uma pergunta que me inquieta há algum tempo e que quer perceber um certo paradoxo entre o discurso político-partidário que por um lado discorre sobre a necessidade de abertura e permeabilidade à sociedade civil, mas que por outro, com a crescente importância da militância jovem para os partidos-núcleo, se fecha e aposta mais na profissionalização da política e dos políticos. Não será esta profissionalização entendida pela população em geral como o embrião de um ainda maior distanciamento entre quem governa e é governado, como uma valorização dos "amiguismos" e conveniências pessoais, dado que cada vez mais quem ocupa lugares de assessoria e cargos políticos nunca exerceu qualquer outra actividade? Eu julgo que nessa matéria devemos ter uma posição equilibada. Ou seja, devemos ter presente que a abertura à sociedade civil é importantissima, mas os partidos não vivem também sem pessoas que trabalhem profissionalmente na politica. Concerteza que devemos combater em qualquer caso, o amiguismo e a promoção de pessoas sem competência para o exercício de cargos politico e partidários,que apenas desprestigiam a actividade politica e partidária, mas não nos devemos deixar envolver no discurso politicamente correcto que vai no sentido de degradar a imagem e credibilidade da politica e dos politicos.
Durão Barroso
Na década de 70, o então Secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger perguntou a propósito do projecto europeu com quem falaria se quisesse ligar para a Europa. Hoje em dia que resposta lhe daria? Há de facto um alto-representante com legitimidade para "atender o telefone", não havendo, está nos horizontes da União que essa figura surja, ou é uma voz a que os 27 membros não estão ainda prontos para ouvir ou confiar as suas decisões e inquietações?
Sugestões
Antes do passeio a Castelo de Vide em 2011 lembrem AS participantes que provavelmente o melhor é levarem calçado adequado! Mais vale baixinhas por duas horas, que com os pés feitos em água a noite inteira.