Pergunta Plenário: A transformação da sociedade portuguesa
Poema: Jantar-Conferência com o Prof. Doutor Miguel Maduro
Pergunta Plenário: Como funciona o Estado português: dos mecanismos de controlo ao combate à corrupção
Pergunta Plenário: ASSEMBLEIA (exercício de simulação I)
Pergunta a ...
Dr. Pedro Rodrigues
Quais os maiores desafios que encontras para a JSD nos próximos tempos? Quem deve definir os desafios da JSD em cada momento é a geração que a lidera em cada momento. Do meu ponto de vista a JSD deve continuar a trabalhar junto dos jovens, com a preocupação de continuar a interpretar os seus anseios, ambições e desafios. Por outro lado, a JSD tem dois desafios adicionais: 1. Apostar no incentivo e promoção da participação cívica e politica dos jovens, (em especial, os menores de 18 anos). 2. Contribuir para que o PSD se afirme como uma alternativa de governo reformista da sociedade portuguesa, que tenha como prioridade central da sua acção a defesa dos jovens e dos seus desafios.
Dr. Pedro Rodrigues
O que mais vais sentir falta na jota? É para mim extremamente dificil identificar algo em particular de que sentirei falta na JOTA. Estou na JSD há 15 anos. Passei, portanto, metade da minha vida na JSD, e vivi os mais marcantes e importantes momentos da minha vida. Aprendi muitissimo nesta estrutura e fiz muitissimos amigos na JOTA. Mas seguramente sentirei, muito em particular, a falta do contacto e do convivio com os militantes de norte a sul do país e das regiões autónomas, que muito me enriqueceram.
Sendo que devido ao limite de idade imposto estás em fim de ciclo na JSD (Infelizmente). O que achas que vais sentir mais falta nas vivências da JSD? É para mim extremamente dificil identificar algo em particular de que sentirei falta na JOTA. Estou na JSD há 15 anos. Passei, portanto, metade da minha vida na JSD, e vivi os mais marcantes e importantes momentos da minha vida. Aprendi muitissimo nesta estrutura e fiz muitissimos amigos na JOTA. Mas seguramente sentirei, muito em particular, a falta do contacto e do convivio com os militantes de norte a sul do país e das regiões autónomas, que muito me enriqueceram.
Dr. Alexandre Relvas
Como concilia uma vida profissional de sucesso com uma carreira política igualmente rica?
Obrigado.
Paulo Rangel
Sendo Professor Universitário e Deputado Europeu, como vê o nosso ensino superior e o que lhe falta para estar ao nível do que melhor se faz na Europa?
Obrigado.
Prof.Dra. Elvira Fortunato
É uma investigadora de sucesso em Portugal e no Mundo. Numa altura em que se fala da fuga de cérebros acha que em Portugal tem a igualdade de oportunidades face a outros investigadores no mundo?
Nélson Évora
Se fosses secretário de estado da Juventude e Desporto, qual seria a tua primeira medida na área do Desporto?
Obrigado.
Durão Barroso
Se hoje fosse Primeiro Ministro, quais as prioridades que teria em conta para contornar a crise que estamos a passar em Portugal?
A expressão usada pelo Secretário Geral do PSD, Dr. Miguel Relvas, de José Socrates "bipolar". Explica muita coisa.
Miguel Monjardino: "Mais vale ser o mais pobre dos mais ricos, do que o mais rico dos mais pobres"
A paixão com que o Eng. Carlos Pimenta deu a sua palestra! Parece que andamos todos adormecidos para estas questões e o tom de voz aplicado por ele foi o ideal....UM DESPERTAR!
O Engº Carlos Pimenta valorizar todas as questões que lhe foram colocadas. Ou somos muito bons, ou é simpático... quem sabe as duas!
Rodrigo Moita de Deus: "Eu fico triste quando não me insultam!"
Notícia no i:
"Todos os défices serão castigados por Durão" - algo como dizer "Sócrates vê lá se ganhas juízo!"
"Na comunicação politica o importante não é o que falamos mas sim aquilo que os outros ouvem" - Carlos Coelho, Brilhante sound bite.
Duarte Marques não quis fazer re-contagem das votações do tema 4, sendo que foi a votação mais renhida até à altura.
POLÉMICA NA ASSEMBLEIA!
Sugestões
Se faça um género de "ritual". Algo que nos envolva num espírito positivo, e nos mostre a força do PSD e da JSD. Esse ritual deveria ser feito no início da Universidade.
No inicio da universidade questionar quem prefere receber toda a documentação em formato digital.
Não sou dos verdes mas considero que também devemos ter essa preocupação e se pudermos diminuir de alguma forma a nossa "pegada" sempre ajudamos. A organização desta universidade está excelente e considero apenas que se poderia poupar recursos com esta medida. Salvaguardar apenas os que preferem receber em formato físico por opção ou por ausência de computador.
Em resposta à minha sugestão inicial relativamente ao ritual, poderia ser algo como um discurso de Sá Carneiro e no final tal como Francisco Sá Carneiro nos disse, Portugal acima de tudo, poderíamos entoar o Hino Nacional.
Sugiro que se "corrija" algo que poderia ter causado confusão e só não causou devido à extrema confiança que por exemplo o Grupo Roxo tem no seu conselheiro Paulo Pinheiro. A questão é que devido a sorteio, os dois grupos à responsabilidade do Paulo Pinheiro se defrontaram em simulação de Assembleia. Não houve nenhum problema devido ao exemplo e profissionalismo que o Paulo Pinheiro aplicou nesta Universidade de Verão, mas acredito que para não dar conselhos que fossem argumentos do outro grupo a sua participação poderá ter sido condicionada.
Estas questões podem ser salvaguardadas evitando problemas desnecessários. Perdoe-me a frontalidade, mas preferi alertar sobre este tema em tempo devido e tentar com que dar mais um contributo para a perfeição que esta UV tem sido.
Obrigado
Aquando das candidaturas à próxima UV alertar os alunos seleccionados da necessidade de trazer roupa mais formal para que momentos como jantares e simulações de assembleia sejam completadas com o traje adequado.
Sendo o exercício da Assembleia uma simulação, sugiro que sejam estabelecidos determinados dados base, por exemplo, definir a taxa de desemprego, definir o posicionamento do país, ou seja, os dados macroeconómicos do país, e as simulações apenas poderão ter esses números por base.
Embora reduza o grau de surpresa, nenhum grupo seria surpreendido com um argumento do género "Vocês estiverem 20 anos no governo e o país está de rastos".
Isto porque uma intervenção na AR, todos sabemos o passado e envolvente. Ter de conhecer uma realidade nova em 2 minutos e adaptar todo um estudo feito, a novas realidades. Creio que com isto se evitaria que estruturações muito bem concebidas fossem desperdiçadas porque a "oposição" traçou um cenário "imaginário".