PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Alexandre Poço
anos
   
Grupo Castanho
Distrito:
Lisboa
Concelho:
Oeiras
Hobbie:
Viajar
Animal:
Gato
Comida:
Arroz de Pato
Música:
“Bohemian Rhapsody”
Livro:
“1984”
Filme:
Forest Gump
Gostaria de Ser:
Professor Universitário
     
    Intervenções
   
A Social-Democracia em tempo de crises
ASSEMBLEIA (exercício de simulação I)
Como funciona o Estado português: dos mecanismos de controlo ao combate à corrupção
    Registo de Intervenções
   
Pergunta Plenário: A Social-Democracia em tempo de crises
Pergunta Plenário: Como funciona o Estado português: dos mecanismos de controlo ao combate à corrupção
Pergunta Plenário: ASSEMBLEIA (exercício de simulação I)
    Pergunta a ...
   
Dr. Pedro Rodrigues
Que propostas, os deputados da JSD, apresentaram durante último ano legislativo na Assembleia de República? E dessas, quais foram aprovadas?
Os deputados da JSD formularam dezenas de perguntas e assinaram varios requerimentos dirigidos a membros do governo, assinaram algumas propostas de lei e apresentaram várias resoluções.
Como medida ilustrativa realçava as relativas à habitação jovem que tiveram como consequência imediata o ajustamento de algumas regras do regime do porta 65.
Dr. Pedro Rodrigues
Qual a posição oficoial da JSD relativamente a alguns temas fraturantes, como por exemplo a liberalização das "drogas leves", a legalização da prostituição, aborto, etc.?
Em primeiro lugar, importa salientar que para a JSD os principais problemas que afectam a juventude portuguesa não são definitivamente as questões fracturantes, mas sim temas como o Emprego, a Habitação, o Ensino Superior, entre muito outros. E esta ressalva é importante porque é a nossa marca distintiva em relação a outras juventudes partidárias cuja actividade política se circunscreve a fait-divers mediáticos. A JS tem aproveitado esses referidos temas nos últimos anos, para tentar iludir os jovens portugueses face à incapacidade do Governo para enfrentar os problemas dos jovens.
Não obstante, a JSD ao longo dos anos tem reflectido sobre algumas questões mais mediáticas, tendo também tomado posição.
Sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez sustentámos que a decisão caberia à consciência individual de cada um, não obstante alguns dirigentes da JSD terem tomado posição, como foi o caso de Pedro Pinto – antigo presidente da JSD, que na década de 80 o fez enquanto deputado. Relativamente à liberalização das drogas, no último Congresso Nacional da JSD tomámos posição favorável a uma alteração de paradigma: acreditamos que a legalização das drogas leves conduzirá à separação dos mercados, de drogas leves e duras, e que isso trará vantagens relativamente à actual situação. Por fim, quanto à legalização da prostituição, também aqui, a nossa Moção de Estratégia Global vai no sentido de uma alteração legal, que deixe de ser hipócrita face à triste realidade em que mergulham – maioritariamente – as mulheres. Por uma questão de saúde pública, centrada na dignidade da pessoa humana, somos a favor da legalização da prostituição.
 Maria da Graça Carvalho
Pensa que os portugueses se sentem, efectivamente, cidadãos europeus?
 Durão Barroso
Pensa que o futuro da União Europeia passa por um modelo federal de organização dos Estados?
Dr. Alexandre Relvas
Tendo sido recentemente Presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro, quais devem ser, a seu ver, as prioridades do Instituto?
 Daniela Ruah
Para si, qual é o maior problema da cultura em Portugal?
Dr. Miguel Relvas
Defende uma eventual coligação pré-eleitoral com o CDS-PP, de forma a alcançar uma maioria absoluta, que permitiria avançar com um conjunto de reformas estruturias de que Portugal necessitas?
 Paulo Rangel
Defende que, nas próximas Eleições Legislativas, o PSD se apresente a votos numa coligação com o CDS-PP?
Dr. Carlos Carreiras
Considera, o Instituto Francisco Sá Carneiro, publicar uma biografia do fundador e carismático líder do PSD, Francisco Sá Carneiro?
 Nélson Évora
Qual é para si a maior figura nacional do atletismo português?
 Leonor Beleza
O que pensa da proposta do PSD que pretende retirar a expressão "tendencionalmente gratuito" no que diz respeito ao SNS, do texto constitucional?
 Pedro Granger
Pensa que o programa que apresenta na TVI24 consegue cativar os jovens para a intervenção política?
Doutor Jorge Guimarães
Tendo em conta a sua experiência profissional, quais as características e qualidades que pensa serem necessárias para as novas gerações entrarem no mercado de trabalho?
    Achei Curioso
   
  • Faltam jovens nas Instituições de Solidariedade Social, segundo o Pe Lino Maia. Assunto para reflectir...
  • "O Homem é o seu ser e a sua circunstância" Pe. Lino Maia
  • Excelente citação de Martin Luther King
  • "O Estado não tem dinheiro, cobra impostos" Pe. Lino Maia
  • Um padre com uma visão moderna quer sobre a Igreja quer sobre a actuação do Estado e ainda com um grande sentido de humor.
  • Excelente video do grupo Bege!
  • "As pessoas não podem apagar a televisão, não podem, pois ficam vazias."

    António Pinto Ribeiro
  • As pessoas devem dizer aquilo que pensam, independentemente do sítio onde estão.
  •     Sugestões
       
  • Seria interessante contar com a presença do Dr. Durão Barroso como orador na próxima edição da UV. O que lhe parece?
  • Uma figura incontornável como é nos dias de hoje, Henrique Medina Carreira, não seria uma mais valia para uma aula na próxima edição da UV?
  • O Eng. Carlos Pimenta é um excelente orador, sendo claro e com uma linguagem prática, consegue cativar o auditório e explicar quais os desafios que teremos de enfrentar. É sempre um prazer ouvir este SENHOR, talvez o melhor na sua área.
  • As bandeiras de Portugal, da União Europeia, do PSD e da JSD deveriam ser colocadas do outro lado do palco, visto que a tela para a apresentação de suportes audio-visuais impossibilita a visão das mesmas. Penso que é possível fazer ainda nesta edição da UV.
  •  

    10.00 - Avaliação da UNIV 2010
    12.00 - Sessão de Encerramento da UNIV
    13.00 - Almoço com participantes de anteriores UNIVs