Pergunta Plenário: Jantar-Conferência com a Dra. Leonor Beleza
Pergunta Plenário: Pobreza e exclusão social: um combate necessário
Pergunta Plenário: Quem deve pagar a Cultura: O Estado ou os cidadãos ?
Pergunta Plenário: Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Pergunta a ...
Dr. Pedro Rodrigues
Que propostas e ou programas pode e deve a JSD apresentar no sentido de retirar os jovens marginalizados/delinquentes da rua? A melhor forma de combater a delinquência juvenil é apostar seriamente na formação dos jovens e na sua integração no mercado de trabalho. Apostar em programas de formação civica e programas de voluntariado são também medidas que poderão contribuir para o combate à delinquência juvenil.
Dr. Pedro Rodrigues
Actualmente, o sistema da educação não demonstra ser atractivo e não cumpre a tarefa de inclusão. Sabemos que em Portugal a igualdade de oportunidades, quer na educação, emprego, habitação, saúde... não existe! Desta forma, vemos/constactamos que os "jovens (não só mas também) estão desacreditados de tudo". Que medida temos de seguir para que haja inclusão social e igualdade de oportunidades? A igualdade de oportunidades e a mobilidade social da sociedade portuguesa são dois desafios essenciais das novas gerações. E o sistema de educação é um instrumento essecial para o cumprimento desses dois desafios. Para tanto, entendemos que o sistema de educação tem de ser organizado de acordo com o principio da liberdade de ensinar e aprender e o da autonomia das escolas na definição dos seus projectos educativos. Por outro lado, o sistema de educação tem de ser exigente, rigoroso e primar pela qualidade.O sistema de educação tem de oferecer aos jovens condições para entrarem no mercado de trabalho bem preparados e em condições de desenvolver as suas vidas profissionais e os seus projectos de vida.
Dr. Alexandre Relvas
Deixou algum objectivo por concretizar e /ou implementarno IFSC, enquanto presidente da fundação??
Daniela Ruah
Daniela, sei que recebeste o prémio da revelação do ano em 2009. Se eventualmente não tivesses saído de Portugal eras igualmente reconhecida?
Paulo Rangel
Como olha para o Partido Social Democrata após a eleição do Dr. Pedro Passos Coelho enquanto líder do partido?
Dr. Miguel Relvas
todos os anos as nossas florestas sofrem grandes calamidades, não considera que em vez de ser só no verão que as autoridades se preocupem, deveria de haver comissoes permanentes no inverno tambem? Não acha que seria mais produtivo e gratificante para as nossas florestas?
Leonor Beleza
Hoje são grandes as preocupações sociais no que concerne às escolas, nomeadamente insegurança e indisciplina. Que medidas proporia nestas áreas?
Maria da Graça Carvalho
Em Portugal estamos a assistir a taxas de desemprego de quadros bastante qualificados que o leve a sair do país. Fala-se de apoios. Mas, até que ponto esses são prioritários e/ou são exequíves?
Pedro Granger
Como vê a situação política de Portugal? Interessa-se por ela?
Achei Curioso
Achei de igual modo uma expressão muito ternurenta do Sr. Padre Lino Maia "a criança é a expressão do amor".
A "energia" que o Engº Carlos Pimenta transmitiu. Uma pessoa completamente contagiante na sua maneira de estar e falar. A relação de partilha foi ,absolutamente excepcional.
"A energia primária usada no mundo é de 0,1 da energia que vem do Sol" CP
A criatividade de alguns dos grupos da UV na apresentação dos seus trabalhos.
Ter dois oradores na aula de "Falar Claro". Complementaram-se.
"Não há mandatos que se eternizem" Guilherme D´Oliveira Martins.
"Legitimidade do exercício tinha que ser a ferida a partir de ideias de vários poderes" G. O. M.
"Um elo sozinho não pode resolver os problemas" G. D´Oliveira Martins.
O empenho e entrega que os alunos da UV prestaram na simulação de assembleia.
Sugestões
Sugiro que, nas próximas edições da UV, a Comunicação Social tenha uma sala reservada apenas para eles, pois estão constantemente a trocar impressões (entre os vários colegas no momento dos a directos), acabando por destabilizar, desta forma, a concentração/atenção dos alunos.
Sugiro que a organização proporcione um espaço/sala de trabalhos após as 2h, para que os alunos possam continuar a realizar os seus trabalhos.
Sugiro que, tenham atenção à temperatura da sala este tem estado demasiado "gélido".