Pergunta Plenário: Ambiente e Energia: O que temos de decidir já !
Pergunta Plenário: Como funciona o Estado português: dos mecanismos de controlo ao combate à corrupção
Pergunta Plenário: ASSEMBLEIA (exercício de simulação I)
Pergunta a ...
Doutor Jorge Guimarães
Qual a mensagem mais importante que acha que os portugueses devem apreender para contribuírem conscientemente, nos seus gestos individuais de todos os dias, para o crescimento do país?
Pedro Granger
Concordas que a social-democracia será a melhor alternativa para o desenvolvimento de Portugal? De que forma?
Nélson Évora
Ouve-se muitas vezes que Portugal não investe o suficiente no desporto, nomeadamente faltando apoio a atletas de alta competição. Concorda? Considera que este aspecto tem melhorado no passado recente e terá tendência também a melhorar no futuro próximo?
Paulo Rangel
A crise mundial mostrou as fragilidades da Europa enquanto um todo (quando comparado com outras forças mundiasi) e em muitos dos seus Estados Membros em geral. Considera que há muito de novo a fazer para nos fortalecer, ou algumas das mudanças que estão a ter lugar (p.e., o Tratado de Lisboa) poderão alterar bastante a situção?
Maria da Graça Carvalho
Considera que existem actualmente condições em Portugal para a inovação de um ponto de vista empresarial - principalmente por parte dos jovens - desde que estes tenham uma boa formação?
Leonor Beleza
A Fundação a que preside tem e terá a curto e médio prazo um investimento material e humano elevado na investigação em ciências da vida. Os jovens altamente qualificados, necessários para tal serão preferencialmente portugueses ou não existirá consideração por este factor?
Durão Barroso
Tendo em conta as alterações da economia que estão a ter lugar, considera que a UE e os seus paises terão a capacidade para se reformar internamente e manter-se com os mesmos princípios, valores e funcionamento actuais?
Achei Curioso
A pontualidade de todos os participantes na aula da manhã de 3ª Feira.
O Eng. Carlos Pimenta lê 2 a 3 horas por dia!
Eng. Carlos Pimenta: " Se tenho um balde roto a solução não é pôr mais água que o balde nunca enche"
A opinião negativa que alguns grupos/alunos têm em relação ao valor da Cultura para o indivíduo e em relação àquela que deve ser a participação do Estado na Cultura.
Sugestões
O almoço poderia ser um momento interessante na promoção da interacção entre grupos que tem sido sugerida pelos colegas. Uma rotatividade "obrigatória" em cada almoço, em que cada aluno se sentasse com elementos diferentes dos outros grupos. Sendo verdade que é dada liberdade para, ao almoço, nos sentarmos onde quisermos, existe a tendência para escolhermos sempre o mesmo conjunto de pessoas, daí sugerir algo semelhante a uma obrigatoriedade.
Na palestra "Falar Claro" achei interessante a boa sintonia entre os oradores, que se manifestou também na resposta às perguntas.
Penso que os temas propostos para a simulação dos debates parlamentares deveriam ser mais bem explicados. Compreendo que não pretendam fornecer demasiada informação para não ajudar os grupos nem condicionar a sua reflexão. No entanto, a reduzida informação disponibilizada dá possibilidade a interpretações muito diferentes por diferentes alunos, mesmo dentro de cada grupo.