Pergunta Plenário: Jantar-Conferência com o Prof. Doutor Miguel Maduro
Pergunta Plenário: Jantar-Conferência com a Profª Doutora Elvira Fortunato
Pergunta Plenário: ASSEMBLEIA (exercício de simulação I)
Pergunta a ...
Dr. Pedro Rodrigues
a procura de novas soluções para os problemas do país passa pela renovação geracional dos actores politicos? Passa sem dúvida pela renovação de atitudes e de formas de estar. A renovação faz-se não só pela mudança de protagonistas mas,como referi, pela mudança de abordagens dos problemas e dos desafios que o país enfrenta. O que não podemos aceitar é que os actuais responsáveis politicos hipotequem o nosso futuro sem que participemos na construção das referidas soluções. Por outro lado, não podemos aceitar que a actual geração de politicos olhe para a nossa geração com paternalismo. É bom relembrar que a maioria dos actuais quadros politicos iniciou funções de responsabilidade (até governativas) com menos de 30 anos, pelo que devemos interrogar-nos porque razão por vezes ouvimos tantas vezes dizer que a nossa geração não está em condições de assumir responsabilidades e em simultâneo ouvimos dizer que somos a mais bem preparada geração de sempre?
Dr. Pedro Rodrigues
Um dos princípios fundadores à ideologia social democrata consiste em perseguir o principio do pleno emprego. Pensa que neste Século, tendo por base o desenvolvimento científico e tecnológico constante da sociedade de informação, será possível manter este desígnio ou considera que será inevitável à sociedade do Séc. XXI conviver com taxas de desemprego elevadas e constantes? Não podemos de modo algum resignar-nos à realidade que temos vivido de altas taxas de desemprego em, especial, a taxa de desemprego jovem. De resto, não considero que seja uma fatalidade essa realidade. Penso, em todo o caso, que as actuais taxas de desemprego são fruto de uma conjuntura economica e financeira dificil. Todavia, não podemos ignorar também que hoje a concorrência é enormissima e as exigências do mercado de trabalho e da economia global são elevadissima, pelo que os jovens tem também de se preparar de acordo com essas novas exigências.
Daniela Ruah
O que contribuiu mais para atingir o sucesso profissional: carisma ou determinação?
Dr. Miguel Relvas
Falou na necessidade de um modelo tripartido de governo: Central, Regional e Local. Vê a regionalização como um caminho para a descentralização?
Paulo Rangel
24 anos depois da criação do Programa Erasmus é possível, hoje, fazer uma avaliação crítica da contribuição deste programa para a integração europeia?
Dr. Carlos Carreiras
Julga que, com as actuais mutações tecnológicas, cientificas e consequentemente económicas e industriais, é possivel perseguir uma politica de pleno emprego?
Prof.Dr. Miguel Maduro
Citando uma parábola que elaborou comparando os cidadãos europeus a um casal que no restaurante critica a qualidade da comida e por outro lado se queixa da quantidade servida. Acredita que no final o casal acabará por sair satisfeito com o restaurante, ou por outro lado, assinará o livro de reclamações?
Achei Curioso
Deixo a sugestão desta petição pelo combate à pobreza aos restantes participantes.
http://www.peticaopublica.com/?pi=Pobreza0
1,5 mil milhões de pessoas não têm acesso à energia.
"Metade da água, fica no cano", Carlos Pimenta
"nós estamos a caminho da sauna", Carlos Pimenta
A abordagem do Rodrigo Moita de Deus às neurociências...
"nós podemos estar a criar uma política sem alma", Carlos Coelho.
A corrupção é um problema de consciência colectiva. Não se resolve evocando bodes expiatórios.
No ano passado o Tribunal de Contas fez 1570 recomendações ao Governo, foram cumpridas apenas 63%.
Gostei de ver o Governo Amarelo defender com coragem um diploma favorável à eutanásia.
Sugestões
Seria interessante, em anos posteriores, em paralelo aos trabalhos manter, na intranet, fóruns de discussão sobre assuntos propostos pelos alunos ou grupos de trabalho.
Seria possível endereçar questões ao Eng. Carlos Pimenta por escrito, dado que não foi possível uma ronda de perguntas catch the eye?