Uma das tuas bandeiras desde que chegaste a Presidente da CPN-JSD tem sido a Porta 65.
Sinto eu e sentem muitos jovens que continua a ser uma politica importante mas com valores desajustados à realidade das várias cidades.
Achas que é possível tonar realistica esta politica? Que tens tu sentido enquanto deputado à AR? Sendo os jovens portugueses os que mais tarde saem de casa dos seus pais, é central instituir-se em Portugal politicas de apoio e incentivo efectivo ao arrendamento jovem. O Porta 65 parece-me ser um programa que nasceu torto e nem tarde se endireitará, por muito que o PS e o Governo tentem fazer-nos acreditar do contrário. A prova disso é que desde a aprovação do referido regime cerca de 25000 jovens ficaram fora do sistema de incentivos.
Dr. Pedro Rodrigues
Sendo esta a tua última Universidade de Verão enquanto Presidente da JSD, qual achas que é o maior desafio que esta irá ter nos proximos anos? A universidade de verão tem todos os anos o desafio de se superar. Apesar de ser um evento que muito nos orgulha, na JSD e no PSD, nunca estamos satisfeitos e tentamos de ano para ano melhora-la de modo a proporcionar aos jovens que passam connosco esta semana uma universidade de excelência. Ao longo dos 8 anos, a organização, em especial o Eurodeputado Carlos Coelho, nunca se resignou com a excelência que nos foi habituando. Por isso, do meu ponto de vista o desafio da UV é manter essa ambição e vontade de, ano após ano, se continuar a superar.
Dr. Pedro Rodrigues
Qual é para ti o maior desafio que se avizinha para a juventude portuguesa? A juventude portuguesa depara-se com vários desafios fundamentais, sendo que aquele que me parece mais determinante é o flagelo do desemprego e do emprego precário. Por outro lado, coloca-se à nossa geração também o desafio de contribuir para o rejuvenescimento do pensamento politico em Portugal e da forma de abordagem dos desafios que se colocam ao nosso futuro colectivo.
Maria da Graça Carvalho
Tendo acompanhado de perto a implementação do processo de Bolonha, como o classifica? 1) Bom 2) Medíocre ou insuficiente 3) Desajustado
Estiveste no passado ao lado de Drº Pedro Santana Lopes na sua candidatura à CML tendo eu noção que o terás feito por acreditar na pessoa que ele é acima de tudo.
O que te pergunto é se ponderas participar noutros projectos do PSD e representando o PSD ou apenas o fizeste pelo Drº Santana Lopes?
Durão Barroso
Foi o primeiro português a chegar tão importante cargo, desde já os meus parabéns! Sente que o facto de ser português foi de um fácil consenso dentro dos Membros da UE? Como são os portugueses vistos na UE?
Apesar da derrota nas eleições internas, representa para mim um óptimo quadro do PSD.
Acreditando eu que o Drº Passos Coelho será PM de Portugal, o Paulo estaria disposto a integrar um futuro Governo liderado pelo actual presidente do PSD?
Seria para mim uma grande mais-valia num governo social-democrata.
Dr. Alexandre Relvas
Sendo um importante quadro de uma empresa com projecção internacional e que continua a investir na sua internacionalização, porque acha que outras não seguem o mesmo caminho?
Julga que é falta de visão e empreendedorismo ou há outros factores que o condicionam?
Sendo tu um atleta de alta competição e tendo que usufruir de condições especificas para atingir o alto rendimento desportivo, sentes que Portugal te oferece as condições necessárias? Ou por outro lado sentes que os portugueses esperam resultados grandiosos mas as condições oferecidas não estão à sua altura?
Leonor Beleza
A Dr. Leonor Beleza é um óptimo exemplo de sucesso de uma mulher no Mundo político e de intervenção cívica. Até que ponto é que acha que a introdução de quotas é favorável à entrada de mulheres na política activa?
Achei Curioso
O cuidado que os conselheiros têm na gestão das nossas expectativas. Apesar de ser ainda o segundo dia é de elogiar que este aspecto esteja a ser tido tão contente.
A abertura e honestidade com que o Prof. Miguel Monjardino teve para com as pessoas da UV ao se afirmar como Liberal e a desmistificar e desmanchar os arautos do socialismos que tanto o criticam.
A postura descontraída mas muito correcta e determinada que o nosso Magnífico Reitor tem assumido ao longo da UV.
A postura da organização da UV na defesa dos alunos e dos convidados tendo-os resguardados da intromissão que por vezes a Comunicação Social tem ou pretende ter.
Ver a energia e convicção do Eng. Carlos Pimenta. Foi impressionante.
Deu-nos um grande exemplo de dedicação à causa "Ambiente" e crença que o seu trabalho pode mudar as futuras gerações do Mundo em que vivemos.
Achei curioso e acima de tudo uma demonstração de grande humildade e carácter o agradecimento do nosso Magnífico Reitor à excelente equipa que o acompanha e suporta.
Terem omitido do percurso do Prof. Drº Oliveira Martins o facto de ele ter sido fundador da JSD.
Sugestões
Julgo que seria importante haver momentos de interacção com elementos de outros grupos de forma à convivência e troca de experiências se difundir e haver um maior conhecimentos entre os alunos da UV.
Carlos,
Em resposta ao desafio do "como promover essa interacção entre grupos" a minha resposta é faze-lo durante o jantar.
Julgo que o jantar pode ser o momento de descontração e conhecimento entre os grupos.
Daqui apenas excluia o grupo anfitrião que estaria todo junto do orador convidado.
Averiguar a possibilidade de alargar o horário que o Bar está disponível para os grupos ficarem a trabalhar ou conviver.
Sugerir que sejam definidos espaços na sala de aula e que os mesmos vão sendo rotativos durante os vários dias da UV.
Sugeria que fosse disponibilizado um número de telefone (ou um por rede móvel) para o qual os participantes pudessem ir enviando as "sugestões" e "achei curioso".
Facilitaria que aqueles que não possuem computador portátil a qualquer momento o conseguissem fazer (ex: ideia surgida durante uma conferência).
Que seja criado um espaço de acesso reservado (ou porventura envio de um CD) para os alunos poderem aceder a toda a informação, fotos, videos e comentários que foram sendo deixados.