Pergunta Plenário: Como funciona o Estado português: dos mecanismos de controlo ao combate à corrupção
Pergunta Plenário: ASSEMBLEIA (exercício de simulação I)
Pergunta Plenário: Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Pergunta a ...
Dr. Pedro Rodrigues
No Programa sub-18 a formação é feita por 2 ou pode ser dada por apenas um elemento?
Saudações Sociais Democratas O programa pode ser feito apenas por uma pessoa, mas convenhamos que ajuda à interactividade do exercício, que é fundamental para o sucesso da iniciativa, a realização do mesmo por 2 pessoas.
Dr. Pedro Rodrigues
É preocupante os indices de desemprego no sector jovens do população (20-30)anos, no entretanto que opinião possui sobre o desemprego do sector de idades 40 - 60 anos que também tem aumento devido ás inerentes dificuldades de emprego com o aumento de idade? O desemprego é em independentemente da geração que afecta um verdadeiro flagelo social, sendo particularmente preocupante nos jovens porque dificulta e atrasa a possibilidade de emancipação dos jovens e dos mais velhos, na medida em que como referes e, bem, com o aumento da idade a dificuldade de encontrar alternativas de emprego é cada vez maior. Ora, tal facto aumenta os niveis de frustração social dos portugueses,diminui a esperança e a capacidade de acreditar em Portugal.
Dr. Pedro Rodrigues
Pedro Rodrigues seria exiquivel numa próxima edição da UV promover a presença de um stand de livreiros especializados em política para que na sua necessidade os podessemos adquirir/comprar? Caro José Antunes, sugeria que colocasses essa questão ao Eurodeputado Carlos Coelho nas sugestões, mas irei em qualquer caso colocar-lhe a questão para que se podere essa hipótese.
Face ás actuais taxas de desemprego divulgadas por várias entidades de estudo estatístico, que medidas poderá ser alvo Portugal para garantir emprego aos indivíduos entre 40 e 60 anos de idade que são tão necessários à dinãmica social como nós (os jovens)? Acho essencial que se criem sistemas de formação e reciclagem dos desempregados de modo a contribuir para que se encontrem preparados para enfrentar novas realidades. Uma das limitações desta faixa etária é a sua pouca versitalidade laboral, que dificulta a sua reentrada no mercado de trabalho.
Daniela Ruah
A adoptação aos Estados Unidos foi um dos problemas na superação das dificuldades que encontrou para ter sucesso na sua carreira? O que aconselha a alguém que queira fazer algo similar?
Paulo Rangel
Como é visto a imagem política portuguesa pelos colegas eurodeputados de outros países?
Nélson Évora
Está portugal suficientemente apetrechado de técnicos e instalações de alto rendimento desportivo capazes de potenciar o capital humano dos atletas portugueses?
Dr. Miguel Relvas
Defina o actual estado da justiça em Portugal, que papel pensa que o sector politico pode ter na resolução das assimetrias tão subejamente conhecidas? E qual será o limite de actuação politico na justiça para que não exista permissividade?
Dr. Carlos Carreiras
Um novo Modelo de Desenvolvimento do País poderia passar por um aumento da exploração agrícola de territorios possíveis e por uma exploração da orla marítima, nomeadamente a costa marítima portuguesa tão rica em recursos?
Pedro Granger
Sendo um dos símbolos da juventude portuguesa, que conselhos daria aos indivíduos da sua faixa etária no que concerne à dedicação e sucesso profissional numa carreira pessoal?
Leonor Beleza
Quais são os projectos que estão em mente para a área da saúde em específico?
Achei Curioso
Achei curioso a afirmação do Padre Lino Maia:
"Temos um Estado muito pesado (...) Precisamos de menos Estado e melhor Estado"
A postura do Doutor Miguel Poiares Maduro durante o Jantar Conferência. Desde a transversalidade dos diálogos á enorme empatia que conseguia gerar com as pessoas a quem se dirigia. Consegue dissertar sobre vários assuntos com uma inoquidade impar e apetecivel de igualar.
Achei curioso a metodologia de apresentação do Doutor Carlos Pimenta. A maneira como se entrega aos assuntos da sua conferência denota sérias preocupações para com o ambiente. Houvessem mais pessoas com este sentimento e o Mundo mais Limpo seria o nosso Mundo.
A maioria dos participantes relata que dorme em média 4 horas por noite quando o preconizado pelos estudos científicos ao nível do impacto da saúde, se deve dormir em média 8 horas.
Penso que algumas argumentações-ataque foram mal entendidas. O objectivo não era desvalorizar a intervenção dos colegas mas relatar fudamentadamente os erros para que no erro possamos corrigir, aprender e melhorar.
Quanto ao controlo emocional, a inteligencia emocional nao se compra, modera-se. Cada um tem a sua e expor-nos emocional e politicamente a um adversário pode ser um erro com consequências complicadas.
O Doutor Guilherme de Oliveira Martins usar o método de exposição da escola clássica nesta formação tão rica em conteúdos necessários ao exercicio da cidadania.
Sugestões
Instituto Sá Carneiro promove periodicamente workshops dedicados à população mas tambem especifico para militantes sobre: Motivação (como motivar grupos); gestão de conflituos; rétorica (o que é, como se faz!); Discurso Objectivo (como falar?);Gestão em Saúde (principios fundamentais); entre outros.
que o IFSC promova workshops sobre regras juridicas
Sugiro ao staff que promova o blog do Grupo Laranja (grupolaranjauniverao.blogspot.com)
Talvez a implementação e difusão de um Protocolo escrito sobre os Jantares Conferência fosse uma ferramenta optimizadora de situações como o "dress code".
Sugiro para a realização de tarefas de ilustração como a decoração do Boneco, um pré-aviso para adquirirmos material que nos possibilite concretizar o projecto que desenharmos para tal efeito. Quando terminam as conferências não existe nenhum estabelecimento perto onde possamos adquirir este tipo de material.
Ao Presidente do Inst. Sá Carneiro:
No interesse da expansão e melhor formação dos quadros políticos portugueses, poderia-se constituir um grupo de trabalho que efectua-se mensalmente uma pesquisa e divulgação das formações nacionais e internacionais leccionadas por outras instituições, na área do saber saber, saber falar, saber pensar e do saber estar.
Carlos Coelho
A UV é já uma referência ímpar na nossa Sociedade Política. Poderiam os alunos construir projectos ou enumerar um conjunto de ideias que pelo empreendorismo optimizassem Portugal. Por exemplo, o Doutor Carlos Pimenta, um manancial humano de conhecimento em Ambiente poderia ser convidado por um conjunto de alunos e escreverem um artigo em que ensinassem o cidadão a construir/equipar uma casa economicamente sustentável.
As bandeiras encontram-se na sala atrás da tela, sugiro que estas sejam sempre postas em local visivel pois a sua visão é um orgulho de todos.
Sugiro que numa próxima edição da Universidade de Verão o seguinte tema: ética e moral na política. Sugiro também uma conferência sobre Coaching, Motivação de Equipas e Gestão da Mudança. Existe um grande comunicador nesta área, um americano chamado Tony Robbins.