Pergunta Plenário: Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Pergunta a ...
Dr. Pedro Rodrigues
Qual poderá ser a intervenção das autarquias na promoção do emprego jovem? Como tive oportunidade de referir numa questão anterior não defendo que o problema do desemprego deva ser combatido através da oferta pública de emprego e, como tal, não me parece que devam as autarquias criar, em circunstâncias normais, mais emprego directo. Todavia, as autarquias poderão assumir um papel relevante neste dominio através da criação de estimulos ao investimento que potenciem a criação de emprego privado, bem como poderão potenciar a fixação de empresas no seu municipio através da utilização de instrumentos fiscais e outros, que criem emprego.
Pedro Granger
O chavão da estabilidade pode justificar a manutenção do Governo mesmo perante sucessivos erros e consequentes aumentos de despesa e de impostos?
Doutor Jorge Guimarães
Para garantir a continuidade nos cuidados de saúde em todas as instituiçoes (públicas, privadas, de cuidados primários ou diferenciados, farmácias, lares) e até mesmo o acesso do utente ao processo clínico, para quando um sistema informático comum a todas as instituições que permita um processo em rede? À semelhanca do que ja existe na Dinamarca.
Paulo Rangel
Exerceu recentemente funções na Assembleia da República, actualmente exerce no Parlamento Europeu. Em qual das funções sente que é mais útil na resolução dos problemas reais dos cidadãos?
Daniela Ruah
Quais as principais políticas de juventude praticadas nos EUA que contribuíram positivamente para a juventude portuguesa, se aplicadas em Portugal?
Nélson Évora
Que avaliação fazes da intervenção do actual Secretário de Estado da Juventude e do Desporto? Que medidas consideras cruciais adoptar nestas duas áreas?
Dr. Miguel Relvas
Considera que terá um impacto mais negativo para o país um regime de duodécimos ou um OE2010 com aumento de impostos?
Dr. Carlos Carreiras
Qual poderá ser o papel do Instituto Francisco Sá Carneiro na aproximação da política e da social democracia aos cidadãos?
Prof.Dr. Miguel Maduro
Num momento em que a União Europeia se afirma como mais consolidada e unida, a livre circulação de pessoas, bens e serviços está completamente instalado, em todos os Estados-Membros?
Leonor Beleza
Desde que esteve no Governo quais considera terem sido as áreas em que mais se evoluiu? E quais são as áreas em que mais ficou por fazer?
Prof.Dr. Miguel Maduro
Apesar de aproximadamente 2/3 da legislação que é feita em Portugal ser produzida no Parlamento Europeu, os portugueses estão muito afastados deste órgão. Quem pode contribuir para uma aproximação? Os eurodeputados? Os partidos? As instituições nacionais?
Durão Barroso
Quando se tenta evoluir e adaptar a economia à nova realidade, o Partido Socialista recorre frequentemente ao chavão demagógico neo-liberalismo. Como explicar aos portugueses a necessidade de mudança? Que bons exemplos temos na Europa?
Maria da Graça Carvalho
A Assembleia da República tem caído em descrédito junto da população. O Parlamento Europeu, talvez pela postura, é mais imune a criticas. Que lições podiam os Deputados da nação tirar de postura dos Deputados Europeus, de forma a credibilizar a instituição?
Achei Curioso
Achei curioso que o Professor Marcelo Rebelo de Sousa consiga transmitir conteúdos tão valiosos de uma forma ainda mais acessível e esclarecedora do que aquela a que nos habitou. E já nos habituou a um excelente nível.
Achei curioso que o padre Lino Maia não caia na tentação de sugerir que se dê tudo feito aos pobres, mas sim que se lhes dê condições para conseguirem os seus próprios bens.
Toda a informação seja tão rapidamente colocada no blog, na intranet, na UVTV e no JUV. E que todos possam colaborar.
O eng. Carlos Pimenta é um exemplo vivo de que é possivel ter casas eficientes.
É realmente precisa muita energia para apresentar este tema como o eng. Carlos Pimenta. Quem fez o projecto? A minha eficiencia energética anda tão má como a do país
"Da tese de doutoramento dele percebi o nome"
A frase do dr. Luciano Amaral "Nao se pode comparar o Portugal actual com o Pnrtugal de 1910. O Portugal de 1910 era um dos paises mais pobres que se podiam encontrar na Europa. O Portugal actual... Também é dos países mais pobres que se pode encontrar na Europa". Prova que apesar da grande evoluçao, ainda nao conseguimos concsetizar plenamente os valores de 1910
Que a internet ja tenha ultrapassado a imprensa escrita e qtase alcançado a televisao, além de permitir uma maior participaçao dos cidadaos
Que um fundador da JSD venha hoje à UV apos um longo percurso que inclui cargos em governos socialistas
"Alguns jovens que por beberem e fumarem umas ervas e irem acampar para a Atalaia pensam que sao de esquerda" Luís Bacalhau
Que se continue a confundir eutanásia com a, já legal, suspensão voluntária de tratamentos.
Que o maior orçamento para cultura em Portugal tenha sido num Governo da supostamente menos cultural direita
"Não fui eu que fiz", Francisco José Viegas referindo-se às gravuras de Foz Coa
Sugestões
Sugiro que no fim de cada dia, seja definido no programa um breve encontro entre os grupos para partilharem opiniões acerca das aprendizagens do dia.
Toda a informação seja tão rapidamente colocada no blog, na intranet, na UVTV e no JUV. E que todos possam colaborar.
Os videos produzidos pelos grupos sejam transmitidos na UVTV.