Pergunta Plenário: Ambiente e Energia: O que temos de decidir já !
Poema: Jantar-Conferência com o Dr. Alexandre Relvas
Pergunta a ...
Dr. Pedro Rodrigues
Qual consideras ser o principal desafio dos jovens na actualidade? Os jovens enfrentam hoje inumeros e complexos desafios, sendo que o mais iminente é o desemprego jovem.
Dr. Pedro Rodrigues
Pedro alguma vez participas-te na UV? Se não e se tivesses a possibilidade de participar, qual seria a tua atitude? Que farias para marcar a diferença? Confesso que uma das coisas que mais negativamente me marcou foi o facto de não ter tido a oportunidade de participar como aluno na UV. Mas se tivesse participado tentaria marcar a diferença, reforçando a minha atitude pautada pelo companheirismo, pelo empenho, pela amizade e pela solidariedade com os companheiros da UV.
Doutor Jorge Guimarães
Quais as suas expectativas para o desevolvimento da saúde em Portugal?
Dr. Alexandre Relvas
Qual o conselho que daria a um jovem para conseguir fazer a diferença no plano político português?
Prof.Dra. Elvira Fortunato
Em algum momento, na sua vida profissional, sentiu que o facto de ser mulher a prejudicou?
Paulo Rangel
Enquanto candidato à liderança do PSD referiu que o seu projecto passaria por "não criar ilusões" e por romper "com a promiscuidade entre o público e o privado". Neste sentido, gostaria de saber qual considera ser o primeiro passo necessário para que esta promiscuidade termine.
Nélson Évora
Qual considera ser a sua maior responsabilidade enquanto atleta do ano eleito pela Associação dos Jornalistas de Desporto?
Durão Barroso
Sem pretensão de antecipar o seu discurso de dia 7 de Setembro sobre o Estado da União. Qual considera ser a principal prioridade política do executivo comunitário para os proximos meses?
Leonor Beleza
Como antiga Minsitra da Saúde e principalmente como Portuguesa até onde considera que deverá ir a intervenção e controlo por parte do Estado no fornecimento de cuidados de saúde?
Maria da Graça Carvalho
Como vê a pouca participação das mulheres na nossa realidade política?
Qual a sua posição relativamente ao sistema de quotas das mulheres?
Pedro Granger
Pedro alguma vez participaste na UV? Se não e se tivesses a possibilidade de participar, qual seria a tua atitude? Que farias para marcar a diferença?
Achei Curioso
Como referido pelo Dr. Miguel Monjardino, que o Médio Oriente queira impedir a venda da Tecnologia "black barry", uma vez que poderá do seu ponto de vista compromete a sua segurança.
Como referido pelo Dr. António Carrapatoso "para transformar a sociedade com credibilidade e eficácia é necessário novos protagonistas".
Pela via estatizante o PS acabará por EXTINGUIR a capacidade do país para criar RIQUEZA e EMPREGO QUALIFICADO....
A Universidade de Verão vem demonstrar que existem soluções para os problemas com os quais somos "bombardeados" diariamente. A cada conferência que tenho o prazer de assistir e de participar constato que existem inumeras vias que podemos seguir para efectivamente solucionar muitos destes problemas e não nos limitarmos a "camuflar" a realidade. Temos apenas de aproveitar o conhecimento excepcional das inúmeras pessoas que existem no nosso país e que estão dipostas a dar o seu contributo, porque elas efectivamente existem e as personalidades que até agora podemos ouvir são o maior exemplo disso.
"Que a energia seja um Mercado LIVRE" Eng. Carlos Pimenta
"O custo das renováveis está a cair muito, muito, muito" Eng. Carlos Pimenta
"estamos a Caminho da sauna" Eng. Carlos Pimenta
A excelência e criatividade dos trabalhos apresentados demonstram a selecção rigorosa feita pelos organizadores da UV para se chegar aos 100 "magníficos" UNIV2010!
Muitos Paravéns a todos!
Gostei de ver o entusiasmo com que cada grupo procurou defender os seus trabalhos, todavia as defesas e os ataques pretendidos não passam por recorrer a ataques de género pessoal.
"O discurso político não é um exercício de elegância, é um exercício de eficácia". Carlos Coelho
"Um político não acha, nem lhe parece que. Um político sabe!!!!" Rodrigo Moita de Deus
"Por regra, na Comunicação democrática, fala-se para todos ou, pelo menos, para a esmagadora maioria." Carlos Coelho
"A coisa mais importante que podemos fazer na política é a FORMAÇÂO." Rodrigo Moita de Deus
"A igualdade e a diferença são faces da mesma moeda." Dr. Guilherme de Oliveira Martins
"A Prevenção da corrupção depende dos cidadãos, depende da própria sociedade." Professor Dr. Guilherme de Oliveira Martins
"Todos nos orgulhamos do actual Presidente do Partido e daquilo que este tem feito. Tendo este assim todos os motivos para se apresentar como uma alternativa viável para o futuro do país." Dr. Alexandre Relvas
A excelência da conferência do Dr. Alexandre Relvas. Um exemplo para qualquer um de nós.
A sua apresentação é demonstrativa da sua qualidade profissional. A logoplast é a empresa portuguesa mais internacionalizada e de visível sucesso. É claramente um motivo de orgulho para todos os portugueses. Vindo provar a todos que no meio de tanto pessimismo e descrédito sobre as capacidades do nosso país existem muitos motivos que nos tornam mais optimistas perante a dura realidade com que nos deparamos diariamente.
Por isso, se este é um exemplo de sucesso porque não a adopção ou reflexão da sua política de gestão por parte de outras empresas portuguesas?
"Não podem continuar a aceitar o aumento da Dívida Pública e do Endividamento Público." Dr. Alexandre Relvas
Os meus Parabéns pela decoração e organização da sala! Mais uma vez esta Universidade de Verão prima pela minúcia que faz toda a diferença. O painel ilustrativo da Assembleia está efectivamente fantástico!
A qualidade deste exercício! Os meus mais sinceros parabéns a todos os intervenientes nesta Assembleia da UV! Mais uma vez fica provado que existe uma grande potência de quadros políticos na JSD!
Sugestões
Acho que devemos todos seguir o exemplo do Professor Dr. Miguel Poiares Maduro, questionar mais e sobretudo arriscar. Desmaterializar o risco, não tendo medo dos erros mas sim aprender com estes. Pensando quais são as perguntas certas a colocar, porque na maioria das vezes basta uma questão pertinente para se encontrar a melhor solução.
Só arriscando mais poderemos evoluir e tornármo-nos competitivos.
Sugiro que em universidades de verão futuras haja pelo menos uma sessão cujo o orador seja oriundo da comunidade lusófona?
Podemos sugerir ao Hotel que substitua as lãmpadas da sala de Conferências por " lads" para começarmos a dar o exemplo e tornar o consumo de energia mais eficiente, seguindo os conselhos do Eng. Carlos Pimenta.
No final desta conferência tão esclarecedora e contagiados com a energia e o entusiasmo do Sr. Eng. Carlos Pimenta podemos demonstrar um maior optimismo porque o Mundo está a ser reinventado . E nas palavras do Sr. Eng.: "Hoje, o poder de uma pessoa com criatividade permite criar novas realidades. temos apenas de ser mais rápidos, mais activos e mais criativos.".
Sugiro que na proxima edição da Universidade de Verão haja espaço para uma formação menos teórica e mais prática. Num género de worshop.
Se me permitirem sugerir um orador, Tozé Martinho na área da representação, da postura e colocação de voz!
Ferramentes indespensáveis para melhorar a nossas intervenções em público.
Sugiro que todos sigamos o inteligente conselho do Dr. Alexandre Relvas: "Não dependam da política se querem exercer política. É a base da vossa liberdade, porque na vida andar direito e dormir descansado é bastante compensador."
"Não aceitem pagar as contas das vossas gerações passadas. Lutem pelo que vocês têm direito cá dentro." Dr. Alexandre Relvas